Alerta
Situação da bacia do leite na região preocupa
Nos últimos três anos, o número de produtores teve queda de 52%
Em meio à abertura da 14ª Festa Municipal do Leite Jersey, promovida para assinalar o 22º ano de emancipação política de Cerrito, os prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) reuniram-se em Passo de Santana, na manhã do último sábado (20), e reforçaram o sinal de alerta com o futuro da bacia leiteira regional. Nos últimos três anos, o número de produtores teve queda de 52% e a tiragem diária, de apenas 411 mil litros, é avaliada com timidez frente ao potencial mensurado.
Conforme o gerente regional adjunto da Emater, Ronado Maciel, ainda há outros fatores ameaçadores à produção na Zona Sul, como a possibilidade de importação do leite do Uruguai e da Argentina - 60% mais barato do que o do Brasil e leite mais barato do Mundo, respectivamente. “A sucessão familiar é outro problema grave. Não temos incentivos para fixar os jovens no campo, muito pelo contrário”, disse.
O prefeito anfitrião, Douglas Silveira, defendeu a criação de políticas públicas para o setor. “Precisamos fomentar a discussão em torno da bacia leiteira, pois a situação é preocupante. Nossos produtores estão abandonando a atividade leiteira”, ponderou. Ele destacou que a cadeia do leite vem registrando redução acentuada no município, onde 13% das famílias deixaram a atividade leiteira e migraram para a produção de soja.
Já o coordenador da comissão do Leite da Assembleia Legislativa, deputado Zé Nunes (PT), lembrou da necessidade de mudar a postura do produtor rural. “Precisamos fazer algo diferente. Nosso objetivo é fortalecer a cadeia produtiva do leite. Para isso definimos duas ações que precisam ser resolvidas a curto prazo: barrar ou tributar a importação de leite e estabelecer um contrato da relação comercial entre produtor e lacticínios”, declarou.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário